O trabalho escolar é um documento que
representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção
pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá ter a coordenação de
um orientador.
O processo de elaboração de um
trabalho escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma
interação rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior
autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo
uma visão mais crítica e ampliada.
1 REGRAS GERAIS DE
APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho
(trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações
abaixo:
a) tipo de papel – deve ser utilizado
o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);
b) escrita – digitado com tinta preta
e somente um lado da folha;
c) paginação – as folhas do trabalho
devem ser contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A
numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da
borda superior do papel, margeado à direita;
d) margem - superior e esquerda = 3
cm inferior e direita = 2 cm;
e) espaçamento – todo texto deve ser
digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
f) letra – tipo de letra Times New
Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10;
g) parágrafo – 2cm da margem
esquerda;
h) numeração Progressiva – para
melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração
progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos),
por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta,
com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço.
Destacam-se gradativamente os títulos
das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou,
itálico.
Exemplo de numeração progressiva de
um trabalho escolar
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 Seção secundária
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção
quaternária
1.1.1.1.1 Seção
quinária
1 INTRODUÇÃO
(título considerado como seção
primária ou capítulo - deve localizar-se no início de página, margeado à
esquerda, digitado em negrito, , - fonte tamanho 12, caixa alta)
(texto)
2 CULTURA DA MAÇÃ
(título considerado como seção
primária ou capítulo - deve localizar-se no início de página, margeado à
esquerda, digitado em negrito,- fonte tamanho 12, caixa alta)
(texto)
2.1 Produção de mudas
(subtítulo considerado como seção
secundária - deve estar margeado à esquerda, fonte tamanho 12; negrito; versal)
(texto)
2.1.1 Enxertia
(subtítulo considerado como seção
terciária - deve estar margeado à esquerda, fonte tamanho 12; itálico; versal)
(texto)
3 CONCLUSÃO
[título considerado como seção
primária (capítulo) - início de página - fonte tamanho 12, caixa alta; negrito]
(texto)
Os títulos - Sumário; Referências;
Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada.
2 ESTRUTURA BÁSICA DE
UM TRABALHO ESCOLAR
A estrutura básica de um trabalho
escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais
(introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).
2.1 Capa
Deve ser de papel consistente ou
simples, sem ilustração ou " embelezamento", composta de: a)
Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do
professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas,
tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
b) Título do trabalho: no centro da
folha, centralizado, tamanho 16;
c) Nome do aluno/série: abaixo do
título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;
d) Local, mês e ano: centralizado, a
3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.
2.2 Sumário
Iniciar em folha distinta, título sem
indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto
iniciando 2 cm abaixo.
Indica as partes do trabalho,
capítulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027,
2003)
2.3 Introdução
Iniciar em folha distinta
apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de
borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo.
A parte introdutória abre o trabalho
propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado.
Na seqüência é necessário
delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo
no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada
(pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).
2.4 Desenvolvimento
Também chamado corpo do trabalho,
deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus
resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma
estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido.
Deve-se iniciar pelos títulos mais
importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em
itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho.
Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
Exemplo:
2 CARDIOPATIAS;
2.1 Tipos de
Cardiopatias
2.5 Conclusão
Iniciar em folha distinta
apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.
Constitui o ponto de chegada, isto é,
deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado
iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma idéia nova ou um
resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos
elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas,
baseadas no desenvolvimento.
2.6 Referências
Apresenta-se em folha distinta,
título centralizado, sem indicação numérica, elemento obrigatório. ( ABNT. NBR
14724, 2002)
Todas as fontes de informação (livro,
revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do
trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço
simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.
FORMATO DE
APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de
Janeiro, 1990. 3 p
DINA, Antonio. A fábrica automática e
a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM
CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Ciência e Tecnologia. Brasília,
n. 1, 1996. CD-ROM.
KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz.
Apostila.doc. Curitiba, 13 maio 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2.
Word for windows 6.0.
SANTOS, Rogério Leite dos; LOPES,
José Dermeval Saraiva; Centro de Produções Técnicas (MG). Construções com
bambu: opção de baixo custo. Viçosa: CPT, [1998]. 1 videocassete (65min):
VHS/NTSC, son., color.
TAVES, Rodrigo França. Ministério
corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998.
Disponível em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.
Fazer a referência de uma obra
significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, título, editora,
local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de
forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional
descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
2.7 Anexo(s)
Sugere-se apresentação em folha
distinta, título centralizado, elemento opcional.
Poderão fazer parte do item
"Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham
contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São
exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc.
Ressalta-se que no corpo do trabalho
deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo.
"Os anexos são identificados por
letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos."
(ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5)
Exemplo:
ANEXO A – Tabela de classificação de
sementes.
Fonte: www.bu.ufsc.br
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